Talvez isso já tenha acontecido com você:
Você foi à uma consulta médica e não sabia muito bem como falar tudo o que sentia. O médico te fez várias perguntas e você respondeu do seu jeito.
A consulta foi muito rápida e você não conseguiu falar tudo o que estava sentindo e ficou com a sensação de que queria ter falado mais sobre o que estava acontecendo com você.
Ele te examinou muito rápido ou nem te examinou.
Você ficou com vontade de falar sobre diversos assuntos e tirar dúvidas, mas ficou com vergonha de perguntar porque achou que “suas perguntas não eram dúvidas pra médico responder” ou não quis perguntar porque ficou com medo de se sentir ignorado ou bobo.
Ele te falou algumas coisas em “língua de médico” e você não entendeu quase nada. Passou várias medicações com muitos nomes diferentes que você nunca viu.
Você disse algo que estava sentindo ou que aconteceu com você… o médico não acreditou no que você falou e disse ” isso não existe” ou “isso não acontece”.
Você saiu do consultório e sentiu que não foi compreendido e que precisa passar em outro médico pra falar sobre tudo.
E, às vezes, você fica triste porque sente que, na próxima consulta com o outro médico, também não vai conseguir falar tudo o que quer, não vai se sentir à vontade pra fazer as perguntas que queria fazer antes, não vai sentir confiança pra chorar se precisar e falar sobre o que te angustia.
E depois, quando você foi à farmácia, viu que as medicações que ele te passou eram muito muito caras e não conseguiu comprar quase nenhuma delas.
Você e muitas outras pessoas já passaram por isso. E, infelizmente, muitas outras pessoas ainda passarão por situações como essas.
Nós temos uma coisa pra te falar: talvez você não se sinta compreendido ou escutado por alguns médicos porque a formação médica, na esmagadora maioria das vezes, foi construída pra ouvir a doença, pra ouvir os sinais e sintomas, pra ouvir os exames. E não pra ouvir você.
Os alunos de medicina em sua formação médica, muitas vezes, infelizmente não são preparados pra escutar, pra ouvir o que você tem a dizer, pra tentar entender o seu ponto de vista, sua história e seu contexto de vida. Não são preparados pra lidar com quem é o ser humano que está ali. Pra quem você é além da doença.
A grande maioria dos médicos aprendeu apenas a lidar com as doenças. A grande maioria deles não aprenderam a lidar com o que está além do que os olhos podem ver.
Mas, apesar disso tudo, nós temos uma notícia boa pra ter contar. Nós aqui somos diferentes. Nós queremos te ouvir. Nós queremos saber quem você é além das doenças que te acompanham. E queremos saber como podemos te ajudar a ter mais potência pra alcançar seus sonhos e objetivos e ir além do que você mesmo achava q era capaz.
Estamos aqui pra ir além, junto com você.
Vem com a gente?